• ITV Urbanismo

ITV Urbanismo planta 3 mil mudas de árvores típicas do Cerrado em área degradada

Cerca de 3 mil mudas de árvores típicas do Cerrado, a maioria delas frutíferas, foram plantadas pela ITV Urbanismo em uma Área de Preservação Permanente (APP) de 13 mil m², às margens do córrego Campo Alegre, afluente do Rio Uberabinha. A ação faz parte das obras do novo loteamento Bem Viver Uberlândia 2, localizado na zona Sul de Uberlândia.

Além do replantio, a loteadora vai ainda construir um parque linear de 3.156,62 m², margeando a APP, onde serão colocados brinquedos, ciclovias, uma quadra de basquete, equipamentos de ginástica e uma escultura gigante de uma formiga polinizadora, símbolo do Cerrado. A obra de arte feita por Vânia Vilela já está no stand de vendas do Anel Viário Sul com a avenida Carlito Cordeiro, onde é o Bem Viver Uberlândia 2.

Segundo a geógrafa responsável por elaborar o Plano de Recuperação da Área Degradada, o córrego Campo Alegre apresenta processos erosivos, devido direcionamento pouco eficiente da drenagem pluvial dos bairros Laranjeiras e São Jorge na cabeceira do córrego. No local, ainda foram encontrados sinais de poluição, devido ao acúmulo de lixo e resíduos. “Por causa das queimadas criminosas praticadas pela população, a flora local também foi severamente comprometida”, afirmou Adriana.

Segundo o engenheiro civil da loteadora e responsável pelo plantio das mudas, Gerson Gomes, foram plantadas exatamente 2.976 mudas de pequeno porte, sendo 120 delas maiores já dando frutas. Entre as espécies estão jabuticabeiras, pitangueiras, figueiras, ingazeiros, aceroleiras, jenipapeiros e muitas outras. A empresa fará ainda toda a manutenção do espaço, com adubação e controle de pragas. “Essas frutas vão servir de alimentos para os pássaros, que por sua vez ajudam a manter o equilíbrio do ecossistema. Assim como as formigas e as abelhas, eles são também polinizadores”, disse Gerson.

De acordo com a geógrafa Adriana Silva, é importante que a população se atente agora para a preservação desse espaço que está sendo reflorestado e deve levar algumas décadas para ganhar o porte necessário. “Esse loteamento vai ter um microclima muito agradável para quem ali morar, sem contar que essas áreas vão servir de abrigo para a fauna, principalmente para as aves. Por isso, a população deve monitorar e ajudar na preservação, pois queimada é crime”, afirmou Adriana.

0 visualização

ITV URBANISMO

SÃO PAULO

R. Canadá, 271 - Jd.América - SP

t. 11. 4765 9389

Uberlândia

Av. Getúlio Vargas, 869 - MG

t. 34. 3230 7600

Uberlândia

ESTANDE de vendas leste

Av. Segismundo Pereira, 4.460 - MG

t. 34. 3227 2200

MAPA DO SITE

novos_negócios.png
boleto ecologie.png

Boleto

Ecologie