• nubia67

A união de muitas vidas na ITV Cultural


Quando o caminho de um grupo de mulheres se cruzou, o resultado foi muito aprendizado, troca de experiências, amizade, produção em arte e a chance de retomar o sonho de ser artista, adormecido por causa da maternidade, profissão e tantos outros adiamentos que a vida impõe. O resultado de parte desse trabalho pode ser visto na exposição “Cruzamentos”, com 15 obras de 8 artistas, aberta à visitação gratuita na galeria ITV Cultural, até o dia 4 de outubro.




Beth Shimaru, Cíntia Guimarães, Inezita Ribeiro, Lúcia Pic, Maria Amélia Penteado, Renata Oliveira, Sandra Carolino e Vânia Armada mostram, por meio das obras, muito da vivência pessoal e o jeito de enxergar o mundo. Cada uma com seu estilo, seja em forma de fotos, colagens, gravuras, pinturas e tudo que a mente permitir. “A proposta do grupo é reunir pessoas que já têm vivência em arte, mas não sabem como conduzir ou não encontraram um estímulo. Falamos sobre o processo de criação, o que está acontecendo no mundo e como o trabalho delas pode se inserir nisso”, disse Alexandre França, orientador do ateliê de criação em arte da Casa de Ideias, onde as oito mulheres se reúnem todas as quartas-feiras.



O traço delicado das aquarelas da uberabense Beth Shimaru, formando histórias em quadrinhos com vários elementos japoneses, batizadas como “Tsuru”, remete as lembranças da nissei que nunca teve a oportunidade de conhecer a terra dos avós. A uberlandense Cíntia Guimarães expõe parte da série "Coroação”, feita em 2017, com fotos da festa da Congada de Uberlândia. Já a protética santista Renata Oliveira se apresenta com a obra “Sonhos e Fantasias”, em uma pegada bem surrealista e a patrocinense Vânia Armada se deu de presente, antes dos 60 anos, a possibilidade de fazer o que gosta. “Foi quando conheci a Casa de Ideias em 2014. Vou para as aulas para estudar de verdade”, afirmou Vânia, que leva para a exposição dois trabalhos da série “Refugiados”, feita em 2016, com grafite e terra sobre lonita.




Serviço: A exposição “Cruzamentos” fica aberta a visitação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na ITV Cultural, na avenida Getúlio Vargas, 869, Centro, com entrada e estacionamento gratuito e elevador para quem tem limitação física.




23 visualizações

ITV URBANISMO

SÃO PAULO

R. Canadá, 271 - Jd.América - SP

t. 11. 4765 9389

Uberlândia

Av. Getúlio Vargas, 869 - MG

t. 34. 3230 7600

Uberlândia

ESTANDE de vendas leste

Av. Segismundo Pereira, 4.460 - MG

t. 34. 3227 2200

MAPA DO SITE

novos_negócios.png

Faça negócios com a ITV Urbanismo

boleto ecologie.png

Boleto

Ecologie