• ITV Urbanismo

Alimentos saudáveis são um caminho para evitar em 30% os tumores no aparelho digestivo

Atualizado: Abr 14

Segundo estimativa do Instituo Nacional do Câncer (INCA), em 2020, terão 625 mil novos casos de pessoas diagnosticadas com a doença no Brasil


Você já se perguntou por que o número de pessoas com câncer é muito maior do que na época dos seus avós? Entre vários fatores, como a menor expectativa de vida há algumas décadas, a alimentação livre de pesticidas e agrotóxicos dos nossos antepassados também evitou que muitas doenças, como o câncer, surgissem tanto como hoje. Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão ligado ao Ministério da Saúde, em 2020 devem surgir 625 mil novos casos desta doença no Brasil.

Por isso, nesse 8 de abril, Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, a ITV Urbanismo faz o alerta e convida você a mudar seus hábitos alimentares, evitando produtos industrializados e optando, sempre que possível, por alimentos ricos em fibras e cultivados sem aditivos agrícolas. De acordo com o oncologista, Juliano Rodrigues da Cunha, médico do Hospital do Câncer de Uberlândia, a alimentação saudável, associada a práticas de esportes e controle do peso, pode evitar em, no mínimo, 30% as chances de desenvolver um câncer de estômago, intestino e demais órgãos do aparelho digestivo. “Sempre que possível, opte por alimentos mais saudáveis e orgânicos, porque sabemos que os agrotóxicos tem substâncias que podem ser cancerígenas”, afirmou o oncologista.

De acordo com a nutricionista Thaís Assunção, especialista em dietas vegetarianas e funcionais, os agrotóxicos e pesticidas são substâncias que o corpo não reconhece. Com o tempo, esse esforço em eliminar esses “invasores”, sobrecarrega órgãos vitais, como rins e fígado, além de acarretar doenças crônicas, como diabetes, obesidade e doenças do coração. “O aumento do índice de câncer no mundo não é à toa. Por isso, também, as pessoas hoje em dia são tão cansadas, adoecem fácil, têm a imunidade super baixa, afinal o corpo está gastando energia combatendo essas substâncias nocivas”, alertou a nutricionista.

Mas como sabemos que hoje em dia é quase impossível se livrar completamente dos industrializados, o oncologista Juliano Rodrigues da Cunha aconselha a buscar produtos menos processados o possível. “Quanto mais próximo de um alimento fresco, in natura, e quanto menos manipulado, melhor é. Por exemplo, um suco natural industrializado não é tão saudável, mas é mais saudável do que o de caixinha”, afirmou o médico.

Outra saída é optar por produtos orgânicos, hoje encontrados com mais facilidade, por valores cada vez mais acessíveis, além de serem bem mais saborosos. De acordo com a nutricionista Thaís Assunção, em Uberlândia, a dica é procurar por feiras especializadas, pois os preços são mais atrativos do que em supermercados. “Todo sábado de manhã tem feira orgânica no Pátio Vinhedos, toda quinta tem no Mercado Municipal, às terças tem no Parque do Sabiá, nos sábados de manhã no campus Santa Mônica da UFU, e domingo de manhã tem na Igreja Adventista no Morada da Colina. E agora, a ITV e a ONG Ação Moradia estão fazendo uma horta orgânica no bairro Novo Mundo. É um projeto pioneiro e muito importante também para a conscientização das pessoas”, afirmou Thaís.

0 visualização

ITV URBANISMO

SÃO PAULO

R. Canadá, 271 - Jd.América - SP

t. 11. 4765 9389

Uberlândia

Av. Getúlio Vargas, 869 - MG

t. 34. 3230 7600

Uberlândia

ESTANDE de vendas leste

Av. Segismundo Pereira, 4.460 - MG

t. 34. 3227 2200

MAPA DO SITE

novos_negócios.png
boleto ecologie.png

Boleto

Ecologie