• nubia67

Bairro Vigilato Pereira surgiu entre dois córregos em 1966




Entre os córregos Lagoinha e São Pedro, este encoberto pela avenida Rondon Pacheco, nasceu o bairro Vigilato Pereira, aprovado em dezembro de 1966. São 53 anos, mas a história remete ao início de Uberlândia. A área da zona sul era uma parte da herança deixada pelo fazendeiro, que dá nome ao bairro, à filha Carmozinda Pereira Carneiro, a Sinhá, esposa de Galeno de Andrade Santos, responsável pelo início do loteamento. Dessa extensa família, vieram ainda os descendentes de Genésio de Melo Pereira e Helvécio Alves Carneiro, administradores da ITV Urbanismo.

Vigilato Orozimbo Pereira é descendente de João Pereira da Rocha e Francisca Alves de Rezende, o primeiro casal a morar em São Pedro de Uberabinha. Nascido em Uberaba, em 1871, Vigilato casou-se com Emília Genoveva Carneiro, com quem teve 12 filhos. Dentre eles, além de Sinhá, estava Genésio Pereira, pai de Genésio de Melo Pereira, fundador e primeiro reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e sogro de Helvécio Alves Carneiro, patriarcas da ITV Urbanismo. “Só tenho boas lembranças do meu avô. Era tranquilo e muito trabalhador. Na chácara do tio Carivaldo, onde hoje está o bairro Santa Mônica, tinha uma piscina natural, e foi lá que ele me ensinou a nadar usando duas cabaças”, lembra Mary Lucy Pereira Carneiro, neta de Vigilato e esposa de Helvécio.

A fazenda da Barra do Rio Claro, na divisa entre Uberlândia e Uberaba, deu origem, além do bairro Vigilato Pereira, ao City Uberlândia e ao Santa Maria, também na zona sul, ao Santa Mônica e Segismundo Pereira, na zona leste, e ao bairro Cazeca, na região central, entre outros. “O Segismundo era o filho mais velho do Vigilato. Ele morava em uma chácara bonita ali no Santa Maria. Por isso, tem o bairro Segismundo Pereira e a principal avenida com o mesmo nome”, disse o arquiteto Roberto Pereira Andrade, neto de Sinhá e bisneto de Vigilato.

Na década de 60, o avô de Roberto Pereira, Galeno de Andrade, idealizou o loteamento com o nome do sogro. O primeiro cliente a ocupar o espaço foi o Cajubá Country Club, lançado em 1964 e inaugurado 2 anos depois. O clube da colina, como era chamado, foi feito pela empresa Incorporações e Construções Oscar Moreira (Icom S/A), do médico e deputado estadual Oscar Gomes Moreira Filho. Já em meados de 1975, com o falecimento de Galeno, o filho dele, Fábio Pereira de Andrade elaborou a infraestrutura da parte por ele, herdada, além do que foi deixado à irmã Alda de Andrade.

Como naquela época não existia a avenida Rondon, foi construída pela Prefeitura uma ponte que ligava a avenida Afonso Pena até o outro lado do córrego São Pedro. A estrutura ganhou o nome do prefeito Raul Pereira de Rezende, filho de Segismundo. Em 1981, o São Pedro foi canalizado, a Rondon Pacheco pavimentada e tudo mudou. Hoje, o bairro Vigilato Pereira é considerado umas das regiões mais privilegiadas de Uberlândia.

0 visualização

ITV URBANISMO

SÃO PAULO

R. Canadá, 271 - Jd.América - SP

t. 11. 4765 9389

Uberlândia

Av. Getúlio Vargas, 869 - MG

t. 34. 3230 7600

Uberlândia

ESTANDE de vendas leste

Av. Segismundo Pereira, 4.460 - MG

t. 34. 3227 2200

MAPA DO SITE

novos_negócios.png
boleto ecologie.png

Boleto

Ecologie