• ITV Urbanismo

Contato com a natureza ajuda a aumentar a imunidade em tempos de coronavírus

Atualizado: Jun 10

A ordem agora é reclusão. Ficar em casa ao máximo, até que a pandemia do coronavírus dê uma trégua. Como já era esperado, a capital paulista, a cidade mais populosa do Brasil e a sexta do mundo, é a mais afetada pela doença. Com isso, grande parte da população está trabalhando remotamente e, quem tem um cantinho em cidades vizinhas está fugindo pra lá, para aumentar a imunidade com ar puro, muito sol e ficar bem perto da natureza e longe do vírus.


Segundo o médico infectologista Vinícius Costa, as pessoas mais propensas a terem quadros de complicação devido ao novo coronavírus, ou qualquer doença que seja, são aquelas que comumente não cuidam da saúde. Normalmente, são estressadas, ansiosas, não se alimentam bem, não dormem bem e, por isso, geralmente desencadeiam doenças crônicas ao longo da vida, como diabetes e pressão alta. “Não é coincidência que uma pessoa que cuida da saúde física e mental não adoeça e se adoece, sara muito rápido. Não é coincidência, mas consequência de escolhas que ela fez na vida. Quem não cuidou da saúde no passado, tem que cuidar da doença no futuro”, disse Costa.


Outro ponto importante levantado pelo especialista em prevenção de infecção comunitária e também em medicina integrativa, que atua na conexão entre corpo e mente e usa ferramentas diferentes da alopatia tradicional, é manter as taxas de vitamina D elevadas. Para isso, é importante que a população tome mais sol do que comumente vem sendo feito. “Hoje, existe a heliofobia, porque as pessoas pararam de tomar sol. E a gente sabe, por estudos, que isso diminui muito a imunidade do organismo”, afirmou.


E já pensando em ter uma terceira idade de qualidade, cuidando da saúde agora, o analista de segurança Ronaldo Guilhermino está na fase de acabamento da nova casa no condomínio Ecologie Residencial Itatiba (SP), na região metropolitana de Campinas, em meio ao verde e à natureza. A intenção dele é trabalhar à distância em alguns dias da semana, já que a sede da empresa onde atua fica em Piracicaba, a 100 km dali. “Da janela do meu futuro escritório, eu tenho uma vista para o quintal, onde montei um local para alimentar pássaros. Tenho um hobby de fotografar as aves e as espécies da vegetação. Mesmo trabalhando, eu posso tirar uns minutos para descansar e contemplar a natureza”, afirmou Guilhermino.


No Ecologie Residencial Itatiba, desenvolvido pela ITV Urbanismo, há lotes a partir de 380 m² e uma área verde de 101 mil m², que redistribuída entre os moradores chega a mais de 50m² de espaço para cada pessoa. Bem mais do que o preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica o mínimo de 12 m² de área verde por habitante, sendo o ideal de 36m². O condomínio, ainda conta com internet de alta velocidade.


10 dicas de como aumentar a imunidade nesses dias de reclusão


1 – Na medida do possível, desfrute da natureza

Passar mais tempo junto da natureza não só é bom para respirar um ar mais puro como também para arejar a mente.


2 - Tomar sol

É importante que o corpo se nutra de vitamina D. Por isso, tome sol antes das 10h e depois das 16h, para evitar o envelhecimento da pele


3 - Não se estresse

O estresse é capaz de deixar sua saúde frágil e aumentar as probabilidades de desenvolver doenças.


4 - Ouça música

Este hábito simples e prazeroso pode ser uma ótima forma de baixar os níveis de cortisol (hormônio que controla o estresse) e fortalecer sua imunidade.


5 - Medite regularmente

A meditação é outra excelente forma de diminuir o nível de estresse.


6 - Durma bem

O descanso é vital para o corpo e a mente. Por isso, durma pelo menos de seis a oito horas por dia. O sistema imunológico produz células durante o repouso.


7 - Ria mais

Existem muitos estudos que relacionam a risada ao sistema imunológico e ao reforço de anticorpos.


8 – Beba água

É importante ingerir líquidos constantemente, mesmo antes de sentir sede. A ingestão de água melhora a resistência física e retira as impurezas do organismo, prevenindo doenças.


9 – Exercite-se

Sem poder ir às academias, o jeito é fazer exercício em casa, seja na esteira ou na ergométrica. Se você não tem aparelho em casa, procure treinos, danças na internet e ligue na sua TV. Não fique parado.


10 – Mantenha a higiene

A onda agora é mandar lavar as mãos. Mas esse hábito vale desde que o mundo é mundo. Mesmo quando essa pandemia for embora, siga lavando as mãos antes de comer e ao chegar em casa.

0 visualização

ITV URBANISMO

SÃO PAULO

R. Canadá, 271 - Jd.América - SP

t. 11. 4765 9389

Uberlândia

Av. Getúlio Vargas, 869 - MG

t. 34. 3230 7600

Uberlândia

ESTANDE de vendas leste

Av. Segismundo Pereira, 4.460 - MG

t. 34. 3227 2200

MAPA DO SITE

novos_negócios.png
boleto ecologie.png

Boleto

Ecologie