• ITV Urbanismo

Férias - Ruas e praças voltam a ser espaço de convivência entre as crianças

A criminalidade, o trânsito, as tecnologias e os pais cada dia mais atarefados tiraram das crianças a possibilidade de brincar na rua, nas praças e conviver com outras crianças. Por isso, a importância de se morar próximo a locais de convivência, com espaço verde, e se unir aos vizinhos nos cuidados com o bairro podem ser algumas ideias para retomar as brincadeiras de rua e a socialização. Porque, dificilmente, um local bem cuidado e movimentado, com pessoas unidas, vira depósito de lixo e ponto de marginalização.


Foi exatamente esse mundo de possibilidades que a publicitária Chrystiane Akegawa garantiu aos filhos Manuela, de 9 anos, e Miguel, de 3, quando se mudou, em março desse ano, para o bairro Vida Nova, na zona leste de Uberlândia, a um quarteirão da Praça do Jacaré. “Ali, eles não têm perigo de se machucar, interagem com outras crianças e vão para a rua. Porque até a gente, que é adulto, fica estressado de só ficar em casa. Imagina eles”, disse Chrystiane. Outro ponto importante que a mãe avalia no novo bairro é a arquitetura, já que o Vida Nova, empreendimento desenvolvido pela ITV Urbanismo, tem ruas sem saídas, com um menor fluxo de carros. “Tem característica de condomínio, mas sem dar aquela impressão de estar fechado”, afirmou Chrystiane.


A publicitária é a fundadora do movimento “Vem prassear”, criado em setembro do ano passado, na praça Fausto Savastano, no bairro Segismundo Pereira, próximo de onde ela morava. Depois conseguir mobilizar a comunidade com foco na melhoria do espaço, ela já conseguiu um projeto de engenharia para uma obra na praça e agora recolhe assinaturas para levar a ideia até a Prefeitura Municipal. A intenção é expandir o movimento para outros bairros da cidade. “Lá não tem nem comparação com a Praça do Jacaré, no Vida Nova. Não tem acessibilidade. E como eu ando só a pé, porque sou contrária a tudo que polua, eu ia fazer compras com meu filho no carrinho de bebê e não conseguia passar por lá”, disse.


Segundo a psicóloga infantil, Eliana Santa Cecília, criança precisa de espaço e de convivência para se tornar uma adulto mais flexível e seguro. “As crianças que têm contato com a natureza e com seus pares, aprendem a dividir, a ceder, a se impor. A convivência é tão importante quanto o espaço. Quando a criança pode explorar, ver, brincar, manipular objetivos, se torna um adulto com mais flexibilidade de pensamentos, porque ela está experimentando prazer e desprazeres com mais frequência. É preciso preservar a convivência e explorar a nossa natureza, que é tão maravilhosa. E nem sempre esse social custa dinheiro, pode ser em uma praça ou parque”, afirmou a especialista.


Para o construtor Antonio Garcez da Silva, que há 15 anos trabalha na área de construção civil, o Vida Nova, hoje, é o melhor bairro de Uberlândia para se investir e também para famílias com crianças morar. “Para quem tem criança é excelente. Tem avenidas largas de acesso e as ruas são fechadas, o que diminui muito o movimento. Na minha opinião, lá e o bairro Bem Viver, que é vizinho e tem as mesmas características, são os dois melhores bairros dentro de Uberlândia”, afirmou.


As árvores, as plantas, a grama, e toda a área verde, que corresponde a cerca de 50 mil m² e 12% de todo o bairro Vida Nova foi pensados justamente para garantir esse bem-estar ao morador. Sobretudo, quando foi projetada a praça do Jacaré, com playground temático e pista de skate no formato de um jacaré do papo amarelo, animal típico do Cerrado. “Ainda tem os calçadões para as pessoas fazerem caminhada, cercados de grama e árvores. Quando a ITV entrega essas áreas verdes de lazer, elas não são usadas de imediato, mas pensando já no futuro, evitamos que esses espaços virem depósito de entulho e um local de marginalização”, afirmou Erivelton Patrício Carlos, analista de engenharia da ITV.

26 visualizações

ITV URBANISMO

SÃO PAULO

R. Canadá, 271 - Jd.América - SP

t. 11. 4765 9389

Uberlândia

Av. Getúlio Vargas, 869 - MG

t. 34. 3230 7600

Uberlândia

ESTANDE de vendas leste

Av. Segismundo Pereira, 4.460 - MG

t. 34. 3227 2200

MAPA DO SITE

novos_negócios.png

Faça negócios com a ITV Urbanismo

boleto ecologie.png

Boleto

Ecologie