• nubia67

Jardim Karaíba foi inspirado no subúrbio norte-americano



Em maio de 1980, foi lançado o bairro Jardim Karaíba, na zona sul de Uberlândia, uma proposta de urbanismo nunca visto antes na cidade, com casas com grandes jardins na frente e sem muros. A área de 237 mil m², na época pertencente a Ary de Castro Santos, herdada do pai Nicomedes Alves dos Santos, foi comprada pelo empreendedor e engenheiro civil Roberto Freire, proprietário da Karaíba Imobiliária, empresa que nasceu com o empreendimento. O projeto foi criado por três arquitetos, Beatriz Santos, Reinaldo Santos - netos de Nicomedes e sobrinhos de Ary - e Carmen Lydia Rocha e Silva.

De acordo com Beatriz Santos, uma das arquitetas do projeto e esposa de Roberto Freire, o público-alvo do empreendimento era uma classe média que não poderia adquirir áreas muito grandes, mas que buscavam qualidade de vida. O conceito básico da proposta foi o parque longitudinal, uma área verde em frente às casas, sem muros. De acordo com Roberto Freire, a zona sul da cidade na época ainda era considerada no “meio do mato”, por isso, muitas pessoas iam morar lá na busca de um ambiente mais tranquilo.

Depois de quase 1 ano em aprovação na prefeitura, a construção do empreendimento começou. Ruy de Castro Santos, irmão de Ary e proprietário da área onde hoje é o bairro Jardim Indaiá, seguiu o mesmo projeto urbanístico. Na época, Freire procurou o sogro, com o intuito de construir acessos à avenida principal por meio do bairro vizinho. Durante as negociações, as arquitetas envolvidas sugeriram que os projetos fossem integrados. “O senhor Ruy não só concordou em viabilizar os acessos como, também, em compartilhar o mesmo projeto arquitetônico com a participação de seu filho, Reinaldo Santos”, conta Freire.

Para incentivar a habitação naquele espaço, a Karaíba Imobiliária construiu casas no loteamento e vendeu a preço de custo, definindo mais um padrão estético para o bairro. “Todos adoravam morar lá. Eram pessoas da geração paz e amor, do final da década de 60, escutavam Beatles, Rolling Stones e Elis Regina cantando ‘eu quero uma casa no campo…’”, comentou a arquiteta Beatriz Santos, que também foi uma das primeiras moradoras do bairro.

No geral, os anos 80 e 90 em Uberlândia foram marcados por um aumento significativo do perímetro urbano, com a aprovação de mais de 140 loteamentos na cidade. Foi quando a ITV Urbanismo lançou, na zona oeste, o bairro Planalto 1 e 2, em 1982 e 1986, o Santo Inácio, em 1983, e o São Lucas em 1995. A cidade também se modernizou com a criação do primeiro center shopping, em 1988, o Ubershopping, no Jardim Karaíba.

Hoje, o bairro se tornou nobre. O Ubershopping virou faculdade e atualmente, o prédio abriga o Uberlândia Medical Center (UMC), símbolo de inovação na área da saúde. Além disso, a região ganhou um novo shopping, em 2010, o Uberlândia Shopping. Tudo isso aconteceu sem que a proposta inicial de subúrbio estadunidense fosse deixada de lado. Até hoje, o bairro jardinado do Karaíba é referência de paisagismo na cidade.

7 visualizações

ITV URBANISMO

SÃO PAULO

R. Canadá, 271 - Jd.América - SP

t. 11. 4765 9389

Uberlândia

Av. Getúlio Vargas, 869 - MG

t. 34. 3230 7600

Uberlândia

ESTANDE de vendas leste

Av. Segismundo Pereira, 4.460 - MG

t. 34. 3227 2200

MAPA DO SITE

novos_negócios.png

Faça negócios com a ITV Urbanismo

boleto ecologie.png

Boleto

Ecologie