• nubia67

Morre, aos 76 anos, Jair Rodrigues Macedo, ex-presidente da ITV e ex-diretor do Dmae



Quando o Grupo Carpe, extinto Grupo Caferpe, hoje administrado pelos herdeiros de Genésio de Melo Pereira e Helvécio Carneiro, comprou a ITV Urbanismo da família do ex-prefeito Tubal Vilela da Silva, em 1972, um jovem de Tupaciguara, formado em Direito, assumiu a empresa com a responsabilidade de fazê-la crescer. Jair Rodrigues de Oliveira presidiu a loteadora por 36 anos e foi responsável pela criação de importantes bairros de Uberlândia. Hoje, 26 de agosto, no dia em que ele completaria 76 anos de vida, foi sepultado no Cemitério São Pedro, depois de um infarto fulminante, levando consigo grande parte da história local.


Em entrevista ao Almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre sobre os 80 anos da ITV, Jair Macedo contou que em 1964 já trabalhava na holding do Grupo Carpe, na época gestora da Construtora Rodoviária União Sociedade Anônina, a Crusa, do Moinho 7 Irmão e da Vallée. Primeiro, o antigo funcionário trabalhou no escritório da praça Tubal Vilela, chegou a atuar também na então recém-adquirida Granja Planalto, na Vallée, foi transferido para Belo Horizonte, quando a sede do grupo foi para lá, até se tornar presidente da ITV.


Antes da compra da ITV e como forma de ampliar ainda mais os negócios, já ciente do potencial urbanístico de Uberlândia, em 1967, por iniciativa do economista Alexandre Fornari, diretor da holding, a Carpe resolveu comprar loteamentos em Uberlândia, que hoje formam os bairros Maravilha, Santa Maria e Jardim Brasília e um prolongamento do Santa Mônica. “Eu trabalhava no departamento de promoções da holding. Era novinho, tinha acabado de casar, ganhava bem e tinha um serviço gostoso de fazer. Nunca tinha vendido lote na vida e o Fornari me chamou para ajudá-lo. Passei noites sem dormir, porque era um matagal danado onde os loteamentos ficavam. Moral da história: Vendemos os 1100 lotes em 29 dias”, afirmou Jair em entrevista recente ao Almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre.


Cinco anos depois, houve a aquisição da ITV, hoje com 82 anos de vida, comprada por Genésio de Melo Pereira e Helvécio Carneiro da família do já falecido ex-prefeito Tubal Vilela. Jair conta que presenciou a compra, na casa da filha caçula de Tubal Vilela, Rosa Maria, entre Genésio e o Tubal Siqueira, também filho de Tubal Vilela. “Eu tinha comprado a parte dos meus irmãos. Ao transferir meus direitos ao grupo, eu já tinha assinado mais de 48 mil escrituras. No ativo da imobiliária, ainda tinham aproximadamente 350 alqueires mineiros (1694 hectares) com loteamentos aprovados pela Prefeitura e que são vendidos até hoje”, disse Tubal Siqueira, presidente da TV Integração em entrevista ao Almanaque.


A prioridade dos novos donos da ITV, segundo Jair Rodrigues, era que o negócio se sustentasse sozinho, sem a ajuda de outras empresas do Grupo Carpe. “No início, precisei pegar dinheiro emprestado com as outras empresas, mas devolvi centavo por centavo. Lembro que peguei os melhores lotes do bairro Brasil e formei um grupo de corretores. Em pouco tempo, estávamos com dinheiro em caixa”, disse Jair.


Em 36 anos de ITV, Jair foi responsável por lotear bairros importantes como o Planalto 1 e 2, Santo Inácio, São Lucas, Jardim Europa, Jardim Itália, Jardim Sucupira, o prolongamento do Jaraguá e outras áreas nos bairros Santa Mônica, Aclimação e parte do Marta Helena.

Em 2008, depois de se aposentar pela loteadora, Jair ainda assumiu o cargo de diretor administrativo do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), entre 2009 e 2012, durante o segundo mandato do atual prefeito Odelmo Leão. “Trabalhei com o Jair de 1974 a 2008 na ITV. Era muito organizado, muito honesto e pé no chão. Quando ele ia aprovar um loteamento, sempre pensava duas vezes. Ficamos amigos. Foi uma grande perda”, disse Urnaldo Dias Campos, coordenador de projetos de novos loteamentos da ITV.


413 visualizações

ITV URBANISMO

SÃO PAULO

R. Canadá, 271 - Jd.América - SP

t. 11. 4765 9389

Uberlândia

Av. Getúlio Vargas, 869 - MG

t. 34. 3230 7600

Uberlândia

ESTANDE de vendas leste

Av. Segismundo Pereira, 4.460 - MG

t. 34. 3227 2200

MAPA DO SITE

novos_negócios.png

Faça negócios com a ITV Urbanismo

boleto ecologie.png

Boleto

Ecologie