• ITV Urbanismo

Obras urbanas de Vânia Vilela são lembradas neste Dia Mundial da Arte

Leonardo Da Vinci nasceu há 568 anos, no dia 15 de abril. A data, desde 2011, ganhou novo significado e agora celebra ainda o Dia Mundial da Arte. É nesse mesmo clima de homenagens, que a ITV Urbanismo - sempre antenada às artes plásticas e que, desde o início dos anos 2000, abre as portas de casa para exposições, no espaço ITV Cultural - relembra a parceria com Vânia Vilela. A artista uberlandense há oito anos dá um novo visual aos empreendimentos da ITV com suas obras gigantes de aço, a fim de conscientizar sobre a preservação da natureza e do bioma da região, o cerrado.

As obras tridimensionais de Vânia, conhecidas com a coleção Bichos Híbridos, viajaram o país e chamaram a atenção da loteadora que, na época, buscava enfatizar o apelo ecológico nos novos empreendimentos. Vânia conta que a encomenda foi o desenho de uma peça que representasse algo marcante do bioma. “Dado isso, nós fomos fazer uma pesquisa e descobrimos que o Lobo Guará era o animal escolhido pela Prefeitura de Uberlândia para representar a região”, conta a artista.

O lobo gigante, de 6 metros de aço cortén avermelhado, se tornou uma obra interativa na qual as crianças podiam subir, escorregar e, os mais velhos, observar e aprender um pouco sobre o animal e o bioma do Cerrado. A escultura pode ser vista hoje no bairro Jardim América, em São Paulo, no jardim da sede da ITV Urbanismo.

Em seguida Vânia criou o playground temático, com pista de skate, em um formato de jacaré de papo amarelo, na Praça do Jacaré localizada no loteamento Vida Nova. A escultura foi criada sobre talude - um terreno inclinado para dar sustentação ao solo – onde Vânia usou pedras e peças em metal. Os olhos do jacaré foram feitos com o para-lama de um Fusca, dando ainda mais sentido a valorização do meio ambiente.

Naquela mesma região da cidade, ainda podem serem vistas a escultura de um tatu, dentro do condomínio Reserva dos Ipês, usado como trepa-trepa pelas crianças, além de uma borboleta que colore e dá movimento ao canteiro no alto da avenida Segismundo Pereira.

A mais nova escultura da artista, uma formiga gigante e vermelha, agora pode ser avistada de longe na zona sul, no Anel Viário Sul, quase esquina com avenida Vereador Carlito Cordeiro, no novo empreendimento Bem Viver Uberlândia 2. “É uma formiga polinizadora, encontrada só na região de Uberlândia. E essa espécie é importante para o bioma, porque ela poliniza e com isso ajuda na reprodução das plantas. É algo relevante, não é arte pela arte, é uma arte ativista de conscientização do público”, disse Vânia.

Confira as fotos das esculturas nos empreendimentos da ITV Urbanismo:



Formiga Polinizadora localizada no empreendimento Bem Viver Uberlândia 2 da ITV Urbanismo



Lobo Guará na Sede da ITV Urbanismo no Jardim América, em São Paulo.



Praça do Jacaré localizada no loteamento Vida Nova da ITV Urbanismo



Tatu Canastra, dentro do condomínio Reserva dos Ipês da ITV Urbanismo


44 visualizações

ITV URBANISMO

SÃO PAULO

R. Canadá, 271 - Jd.América - SP

t. 11. 4765 9389

Uberlândia

Av. Getúlio Vargas, 869 - MG

t. 34. 3230 7600

Uberlândia

ESTANDE de vendas leste

Av. Segismundo Pereira, 4.460 - MG

t. 34. 3227 2200

MAPA DO SITE

novos_negócios.png

Faça negócios com a ITV Urbanismo

boleto ecologie.png

Boleto

Ecologie