• ITV Urbanismo

Os 5 Rs da sustentabilidade para você praticar


Mãos na consciência! Este é um artigo para você reavaliar sua atitude diante do meio ambiente. Veja abaixo como é composto os 5 princípios para iniciativas mais conscientes:


REPENSAR

Voltar atenção para o modo como tratamos o meio ambiente e o descarte dos materiais que utilizamos é de extrema importância para o nosso planeta. Deixamos aqui nossas vibrações para que toda vez que você estiver prestes a fazer o processo compra/uso/descarte de algum item, surja antes em sua consciência, a seguinte reflexão: de que forma posso me preparar para suprir minha necessidade e desejo referente a este determinado item sem deixar de lado o cuidado com o meio ambiente? Hoje em dia, com tantas opções de empresas que integram a sustentabilidade em seus produtos e serviços, é seu o poder de escolher qual causa você abraçará! Bom, né?


REDUZIR

79,9 milhões de toneladas – você suspeita do que estamos falando? Vamos te contar! Essa é a quantidade de lixo urbano produzido anualmente no Brasil, para termos uma ideia mais ilustrada da importância deste número, pense no montante de 206 estádios do Morumbi. Pensou? Pois bem, esse é um dos “presentes” que estamos dando para o planeta, nada legal! Você pode reduzir a produção de lixo com atitudes simples, como por exemplo:

• Evitar comprar água de garrafa plástica

• Usar ecobags para fazer compras

• Não comprar pratos e copos descartáveis

• Escolher recipientes reutilizáveis

• Limitar os alimentos em embalagens plásticas; entre outros.

Ah! E não podemos deixar de pensar no desperdício de água que é, para todos, um grande alarmante.


REAPROVEITAR

Já parou para pensar na quantidade de materiais que jogamos fora e que poderiam ser reutilizados? Encontramos na internet centenas de dicas para dar um “tcham” na decoração da casa, por exemplo. Vale a pena conferir na integra um casal que conseguiu construir a própria casa reaproveitando vários objetos recicláveis (clique aqui e confira). E não é que ficou bonita!


RECICLAR

A palavra e todo o conceito de reciclagem é bastante abordado em nossa sociedade, mas nem sempre a coisa anda muito bem na prática! Vamos reforçar quais atitudes podemos colocar em ação para mudar esta realidade:

• Papéis: todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão. Não se deve reciclar papel com material orgânico, como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono.

• Plásticos: 90% do lixo produzido no mundo são à base de plástico. Por isso, esse material merece uma atenção especial. Deve-se reciclar: sacos de supermercados, garrafas de refrigerante (pet), tampinhas.

• Vidros: quando limpos e secos, todos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana.

• Metais: além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas, pregos e parafusos. Atenção: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.

• Isopor: Ao contrário do que muita gente pensa, o isopor é reciclável. No entanto, esse processo não é economicamente viável. Quando tiver que jogar fora, coloque na lata de plásticos, algumas empresas transformam em matéria-prima para blocos de construção civil.


RECUSAR Sabe quando vamos ao supermercado e levamos nossa própria ecobag, ao invés de comprarmos uma sacolinha plástica, ou quando optamos por não utilizar copos e pratos descartáveis? Então, estas atitudes fazem parte do movimento de recusar produtos ou serviços que não contribuem para a boa manutenção do meio ambiente, dessa forma, esbarramos mais uma vez na ideia de que tudo é uma questão de escolha e cabe a nós termos a sensibilidade de olhar com mais cuidado para este tema tão essencial para a nossa vida.


Referências Webgráficas:

https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lixo-produzido-anualmente-pelo-brasil-encheria-206-estadios-do-morumbi/

https://www.greenme.com.br/consumir/reutilizacao-e-reciclagem/2079-10-dicas-para-diminuir-o-lixo-plastico

http://www.hypeness.com.br/2014/03/casal-resolve-construir-sua-propria-casa-utilizando-apenas-materiais-reciclaveis-e-reaproveitados/

https://www.vgresiduos.com.br/blog/conheca-os-metodos-mais-utilizados-no-reaproveitamento-de-residuos/

0 visualização

ITV URBANISMO

SÃO PAULO

R. Canadá, 271 - Jd.América - SP

t. 11. 4765 9389

Uberlândia

Av. Getúlio Vargas, 869 - MG

t. 34. 3230 7600

Uberlândia

ESTANDE de vendas leste

Av. Segismundo Pereira, 4.460 - MG

t. 34. 3227 2200

MAPA DO SITE

novos_negócios.png
boleto ecologie.png

Boleto

Ecologie