• ITV Urbanismo

Viagens em bicicletas compartilhadas  aumentaram 180% em Uberlândia


Em um ano, o número de viagens de bicicleta pelas ruas de Uberlândia, por meio do projeto Udi Bike, aumentou em quase 180%, saltando de 626 empréstimos mensais para 1.742, desde que população teve a chance de usar os veículos sem nenhum custo, graças ao incentivo da ITV Urbanismo. Com isso, entre 2017 e 2018, o número de usuários cadastrados também aumentou 33%, passando de 16.161 para 21.463 ciclistas.


As novas formas de mobilidade urbana têm mudado a maneira como as pessoas se deslocam pela cidade, gerando menos trânsito de carros, auxiliando na prática de esporte, além de ser uma opção de lazer e um instrumento de trabalho. É o caso, por exemplo, da veterinária Cecília Brito, que utiliza as bicicletas compartilhadas do Udi Bike nos fins de semana, para passear com o irmão, ou em alguns dias na volta do trabalho. “Eu voltava só de ônibus, mas quando estou mais animada, mais disposta, eu pego a bike perto do Centro de Tecelagem e venho para a estação dos Bombeiros, porque eu moro aqui próximo. Além de economizar com ônibus, é bem mais desestressante, porque tem ventinho na cara e paisagem, sem contar que é exercício físico e a gente gasta calorias”, disse Cecília.


O analista de sistemas Wedesley Botelho troca a roupa social usada no escritório em que trabalha no Center Shopping por short, tênis e camiseta, pega a bicicleta do projeto Udi Bike e segue até a primeira estação, localizada em frente o Centro de Tecelagem, na avenida Rondon Pacheco. Para ir ao trabalho, no outro dia de manhã, faz o caminho inverso. “Eu acho bacana. Porque além de ser bom para a saúde, é bom para o bolso. Em um ano, eu economizei R$ 1 mil. Seria melhor se a cidade tivesse mais ciclovias”, afirmou.

Em Uberlândia, o Udi Bike tem 4 estações, que ficam no Centro de Tecelagem, no viaduto da avenida João Naves com a Rondon, em frente ao Corpo de Bombeiros e na entrada do bairro Granja Marileusa, o que corresponde a cerca de 20 km de ida e volta. O sucesso é tanto, que segundo Clóvison Elberth Alves, o Clovin, fundador do Instituto Saúde e Equilíbrio e coordenador do projeto, há possibilidade, em breve, da cidade ganhar uma nova estação em frente ao Parque do Sabiá.


Já de acordo com Leandro Carneiro, coordenador de projetos da ITV Urbanismo, essa bicicletas têm um modelo ecologicamente sustentável e, por isso, não polui o ambiente. “Na medida que a pessoa pode pegar a bicicleta em um ponto e deixar em outro, não precisa se preocupar com segurança e nem com manutenção do equipamento. É gratuito e dá pra todo mundo utilizar”, disse Leandro .


O Udibike é uma parceria da Tembici, com o Instituto Saúde e Equilíbrio e a Prefeitura de Uberlândia, com benefício da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e conta com o patrocínio da ITV Urbanismo, do Grupo Carpe, sempre atenta às questões ambientais e de mobilidade urbana, e o Instituto Algar.


SERVIÇO: Para utilizar o sistema Udi Bike, o usuário deve se cadastrar no site https://udibike.tembici.com.br/ e retirar uma bike em um dos quatro pontos da cidade, sendo eles o Centro de Tecelagem, o viaduto da avenida João Naves com Rondon Pacheco, o Batalhão do Corpo de Bombeiros e a entrada do bairro Granja Marileusa. A utilização é gratuita.

22 visualizações

ITV URBANISMO

SÃO PAULO

R. Canadá, 271 - Jd.América - SP

t. 11. 4765 9389

Uberlândia

Av. Getúlio Vargas, 869 - MG

t. 34. 3230 7600

Uberlândia

ESTANDE de vendas leste

Av. Segismundo Pereira, 4.460 - MG

t. 34. 3227 2200

MAPA DO SITE

novos_negócios.png

Faça negócios com a ITV Urbanismo

boleto ecologie.png

Boleto

Ecologie